ESCOLA DO LEGISLATIVO
Linguagem escrita de sinais e literatura como forma de inclusão é tema de debate
Vanessa Lopez - MTB 7525 | Escola do Legislativo 17:52 - 15/10/2010
A atividade aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (15)
A literatura infantil como ferramenta na inclusão social foi o tema da segunda edição do AL Inclusiva, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), na Sala do Fórum Democrático, no térreo da Assembleia Legislativa. A autora Angélica Rizzi falou sobre seus dois livros infantis – Manuelito e Sol e As Ovelhas – que são escritos em português, inglês e Sign Writing, a linguagem escrita de sinais para surdos. “Desta forma, as crianças podem tomar contato com as três línguas”, disse Angélica. “ Um livro sempre acrescenta na vida da gente”, completou. A atividade foi acompanhada por 12 alunos da Escola Estadual Especial Cristo Redentor, que interagiram com a autora durante o bate-papo. O AL Inclusiva é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, presidida pelo deputado Adão Villaverde (PT).
O professor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Sandro Fonseca destacou a importância da Sign Writing para que a linguagem de sinais tenha um registro escrito e não apenas oral. “A língua escrita de sinais é considerada outra língua dentro da cultura surda”, contou. Seu colega professor e especialista no ensino de surdos, Vinícius Martins, lembrou que cada país tem a sua própria linguagem de sinais: “No Rio Grande do Sul, temos 15 escolas para surdos e quatro delas já alfabetizam seus alunos em Sign Writing".
A pedagoga Erica Mylius, da Ong Cataventus, apresentou o trabalho feito pela organização em relação à contação de histórias. “Queremos incentivar a leitura por meio da contação de histórias”, explicou a integrante do grupo de cerca de cem colaboradores que atendem, anualmente, 40 mil pessoas em todo Estado por meio deste tipo de atividade.
No final da atividade, Angélica contou a história da personagem Sol, do livro Sol e As Ovelhas, e sorteou alguns livros entre os estudantes presentes. O AL Inclusiva visa ao aprimoramento da capacidade de intervenção no Legislativo das pessoas com deficiência por meio desta aproximação, além de trabalhar o tema da inclusão junto aos servidores da Casa.
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